NOTÍCIAS          EVENTOS          CLASSIFICADOS          SOCIAL          GUARAPARI          CIDADES VIZINHAS          EMPREGOS          CULINÁRIA          GUIA COMERCIAL
DESTAQUES >>  Praias  |  Turismo Rural  |  Horários de Ônibus  |  Telefones Úteis  |  Onde Hospedar  |  Onde Comer  |  Parques Ecológicos  |  Imóveis  |  Taxi  |  Areias Monazíticas  |  Pontos de Mergulho

Comidas Típicas - Guarapari - Espírito Santo

Dentre muitos pratos típicos da região tais como: Camarão no bafo, Torta capixaba, Moqueca de sururu, Bobó de camarão, Bobó de lagosta, Dentão assado com farofa de camarão. Destacamos a famosa e conhecida nacionalmente a “Moqueca capixaba”.

Os benefícios do azeite de oliva, com receitas

Os benefícios do tomate

Os benefícios do alho

Principais vitaminas e proteínas

Os benefícios do kiwi

MOQUECA CAPIXABA


Comidas Típicas - Moqueca Capixaba - Guarapari - ES


INGREDIENTES:

- 1,5 kg de peixe (badejo, dentão, robalo, papa-terra, dourado, namorado ou xerne)
- 3 maços de coentro
- 3 maços de cebolinha verde
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 4 tomates
- pimenta malagueta
- azeite de oliva
- urucum
- óleo de soja

COMO PREPARAR:

Escame bem o peixe, tire as vísceras e corte-o em postas de 5 cm de largura. Lave bem com limão e deixe descansando em um prato com água de sal fraca. Soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal. Esfregue no fundo da panela de barro um pouco de óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher). Adicione à panela a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo.

Retire as postas de peixe do prato com água e sal. Vire as postas de um lado para o outro nos temperos da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras.

Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com um pouco de azeite e suco de limão. Deixe tudo descansando por 20 a 60 minutos.

Derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca. Quando começar a abrir fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela aberta. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso, para que as postas de peixe não agarrem no fundo.

Vai bem com arroz branco, um belo pirão e um belo molho (receita que você também encontra na página Receitas Brasileiras - Outras Receitas, do Gastronomia Brasil.

Rendimento: seis pessoas.

Informações Nutricionais:

Calorias: 2468Kcal.
Carboidratos: 14g.
Proteínas: 369g.
Lipídios: 104g.

A MOQUECA EM GUARAPARI

Existe uma regra não escrita sobre o preparo da moqueca: ele deve demorar o tempo exato para que você fique entre o auge do apetite e o início da impaciência. É um ritual, uma arte. Mas fique tranqüilo, nunca falha. Você toma um suco, olhando o mar, enquanto lá dentro, na cozinha, alguém deita camadas de peixe fresco sobre o tempero picadinho – tomate, cebola, alho, coentro e salsa. Ao contrário do prato homônimo servido na Bahia, a moqueca capixaba não leva leite de coco ou azeite-de-dendê. Os italianos, renomados glutões, gostam de deixar claro que, quanto menor o número e mais frescos os ingredientes, melhor o resultado final de qualquer receita. Nessa escola gastronômica, a moqueca é um prato quase ideal: o segredo está na mão do cozinheiro. E no aroma do mar.

Os melhores restaurantes de moqueca capixaba estão no balneário de Guarapari – onde chegam infinitos carregamentos de robalo, badejo, namorado, vermelho, todos os dias. A vida da moqueca é o urucum, um pequeno fruto que os índios usavam para pintar o próprio corpo. A cor vermelha aguça o apetite pelos olhos, contrastando com a moldura escura da panela de barro. Ela é o altar da moqueca. Esse utensílio ainda é fabricado da mesma maneira que no tempo dos índios. Se você já esta morrendo de fome e não vê a hora de experimentar esse quitute, não adianta procurar em outro lugar. Como gostamos de dizer, moqueca é capixaba. O resto é peixada.
Corretores de Imóveis ONLINE 24 Guarapari
© 2005-2015 Guarapari Virtual - O Site da Cidade Saúde. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.