Guarapari é o litoral capixaba que mais atrai pessoas em qualquer época do ano, principalmente no verão. Afinal, possui mais de 50 praias de todos os estilos, assim, é natural que se torne referência nacional e internacional do turismo no Espírito Santo. Portanto, se você procura lindas praias, montanhas, trilhas em meio a natureza e cenários paradisíacos, Guarapari é seu destino ideal.
Certamente a cidade possui uma das melhores estruturas para o turismo do Espírito Santo. Aliás, só para exemplificar em termos de hospedagens, são mais de 400 opções que o município tem para atender seus turistas. Além disso, muitas praias possuem calçadão com infraestrutura completa na orla com quiosques, restaurantes, lanchonetes, lojas, pousadas, etc.
Como resultado das atratividades, na alta temporada, Guarapari é um dos mais movimentados do litoral brasileiro, chegando a receber 1 milhão de pessoas.
Por outro lado, na baixa temporada, pode ser uma boa oportunidade para conhecer e aproveitar Guarapari com um pouco mais de tranquilidade.
Praias mais movimentadas de Guarapari
Assim, para quem deseja agitação, a Praia do Morro, a Praia das Castanheiras, a Praia da Areia Preta e a Praia de Setiba se destacam.
Praias menos movimentadas de Guarapari
No entanto, para quem busca tranquilidade, a Praia do Ermitão, a Praia do Boião e a Praia de Setiba Pina são as mais indicadas.
Quando ir para Guarapari
Se você deseja visitar Guarapari em alta temporada com a região cheia de turistas e clima quente, o melhor período é de dezembro a março.
Aliás, para quem quer praticar mergulho, este é o período em que as águas estão mais claras e a visibilidade debaixo d’água é impressionante.
Contudo, para os praticantes de surf, qualquer época do ano é perfeita para aproveitar as grandes ondas na cidade.
Por outro lado, para o sossego da baixa temporada sem agitação, então os meses de abril, maio, junho, agosto, setembro e novembro são ideais.
Certamente motivos não faltam para planejar uma viagem à Guarapari e conhecer bem de perto esse paraíso sem igual.
O que fazer em Guarapari
Para quem curte banho de mar, Guarapari conta com mais de 50 praias que certamente vão atender ao estilo de todo visitante. Afinal, a cidade possui desde praias muito frequentadas até as mais isoladas em meio a natureza.
Aliás, quem disse que o turismo em Guarapari é só praia? Visto que a cidade conta também com diversas outras atrações como patrimônios históricos, parques ecológicos, passeios de escuna, cachoeiras, lagoas e muito mais.
Por fim, confira o resumo de alguns programas imperdíveis em Guarapari.
- Passear de escuna
- Mergulhar na Lagoa de Carais
- Visitar a Igreja Matriz
- Curtir o pôr do sol em Santa Mônica
- Fazer uma trilha no Morro da Pescaria
- Conferir o Mirante da Pedra do Elefante
- Comer peroá frita
- Comer um bolinho de aipim
Morro do Cruzeiro
O Morro do Cruzeiro está localizado em Setiba, e certamente é um lugar que encanta a todos com a beleza natural que envolve a região.
Para chegar ao topo do Morro do Cruzeiro é necessário utilizar uma trilha, com aproximadamente 150 metros. Aliás, fique tranquilo, pois é uma subida fácil, rápida e segura para pessoas de todas as idades.
Marlim Azul: monumento turístico
O Marlim Azul é um monumento turístico de Guarapari, muito utilizado por quem deseja também registrar uma lembrança da Cidade Saúde.
Esta escultura representa, acima de tudo, um dos símbolos marinhos mais famosos da localidade.
Próximo ao Morro da Pescaria, a estátua do Marlim está em cima de uma pedra, oferecendo um visual espetacular.
Passeio de escuna
Programe um passeio de escuna, pois é indispensável para conhecer mais e melhor as belezas naturais de Guarapari.
Alguns passeios, portanto, têm duração de aproximadamente 2 horas, e uma das rotas percorre toda orla da Praia do Morro, com parada para banho.
Aliás, existem também passeios com 5 horas de duração, onde você conhecerá várias paisagens espetaculares até a Praia de Setiba.
Para isso, é necessário ir para o Centro da cidade, onde os barcos e escunas dão início ao passeio.
Próximo ao Morro da Pescaria ficam os vendedores dos passeios, com vans disponíveis para então, levar os turistas até o cais no Centro de Guarapari.
Lojas e feiras
Faça um passeio pelas lojas e feiras, pois você encontrará diversos produtos como artesanatos, roupas, acessórios, artigos de praia e outros.
Aliás, uma super dica! Os artesanatos são lindos e uma ótima lembrança para se ter da cidade.
Parque Morro da Pescaria
Localizado na Praia do Morro, o Parque Morro da Pescaria é então ideal para quem curte natureza e aprecia suas diversas formas de vida.
O passeio acontece em trilhas que levam você a pequenas praias e enseadas com uma linda vista.
Durante o trajeto você encontrará um mirante de onde é possível avistar toda a Praia do Morro, sem dúvida uma vista espetacular.
No final da trilha principal, cerca de 30 a 40 minutos a pé, você chega a Praia do Ermitão. Um verdadeiro paraíso envolvido por uma natureza quase intacta.
Além disso, durante o verão, com águas claras no local, um mergulho com máscara e respirador é uma ótima opção.
O acesso ao parque custa R$4,00 por pessoa (preço cotado em novembro-2020).
O que comer em Guarapari
Quando o assunto é gastronomia, Guarapari possui sem dúvida, um cardápio com grande variedade de notável qualidade.
Moqueca Capixaba
Certamente um prato típico muito requisitado da culinária capixaba. Além disso, a Moqueca Capixaba ocupa lugar de destaque na gastronomia do Espírito Santo.
Peroá frito
O peroá frito tem um sabor inigualável e muito consumido em qualquer época do ano, principalmente no verão.
Aliás, quase todos os quiosques e restaurantes servem este prato, que geralmente vem acompanhado de vinagrete e farofa.
Moqueca de Banana
Acima de tudo um prato que está integrado no cardápio capixaba e tem conquistado cada vez mais pessoas.
Geralmente a Moqueca de Banana é servida como acompanhamento da tradicional Moqueca Capixaba, mas, diversas vezes assume o papel principal à mesa.
Bolinho Aipim
Guarapari também é inegavelmente conhecida em todo Brasil pelo seu bolinho de aipim (mandioca /macaxeira).
Feito à base de aipim, possui então recheios variados como camarão, carne seca, entre outros.
Além disso, saborear o tradicional item da gastronomia local é programa obrigatório no verão.
Registre suas férias no Guarapari Virtual
Com toda a certeza essa dica é muito importante para registrar suas férias em Guarapari.
Afinal, é uma cidade conhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais.
Por isso, ao postar suas fotos nas redes sociais, use a hashtag #guaraparivirtual e faça parte da lista de pessoas que amam Guarapari.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Guarapari? Inscreva-se no Canal Guarapari Virtual no YouTube e siga-nos no Instagram @guaraparivirtual para conteúdos incríveis. Junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp e, é claro, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook em facebook.com/guaraparivirtual. Fique conectado com tudo o que faz de Guarapari um lugar especial! 🌴✨