Certamente a Moqueca Capixaba tem origem indígena, bem como seu preparo original era feito unicamente em panela de barro e como tempero o urucum. Mas, com o tempo, espanhóis e portugueses acrescentaram também o alho, a cebola e o coentro, e os negros implementaram ainda o azeite de dendê.
Já no Espírito Santo, os índios preparavam a moqueca com temperos nativos, como por exemplo, tomates maduros, tinta de urucum, limão, cebola, coentro e pimenta.
Hoje, seu preparo é realizado na panela de barro, assim como os índios e com o uso do azeite doce. Dessa forma, a Moqueca Capixaba obtém quatro características essenciais do prato: cor, sabor, perfume e consistência.
A panela de barro é uma das maiores riquezas culturais do Espírito Santo, e dela depende a confecção da Moqueca Capixaba e da Torta Capixaba.
Aliás, os peixes utilizados para o preparo da verdadeira moqueca capixaba é o robalo ou badejo, pois fazem parte da tradição da culinária para que o prato tenha sua composição tradicional.
A Moqueca Capixaba é referência do Espírito do Santo e conhecida principalmente devido ao seu sabor e aroma inconfundíveis. Além disso, o prato é um feito essencialmente capixaba, trazido pelos índios há mais de 400 anos.
Acima de tudo, pessoas de diversas partes do mundo vêm ao Estado para experimentar a moqueca capixaba.
Receita da Moqueca Capixaba
Enfim, vamos a receita mais requisitada da tradicional culinária do Espírito Santo. Aliás, siga todos os detalhes desta receita para você realmente experimentar a autêntica Moqueca Capixaba.
Ingredientes
- 2 kg de peixe fresco (robalo ou badejo);
- 03 a 04 maços de coentro;
- 04 maços de cebolinha verde;
- 02 cebolas brancas;
- 05 tomates maduros;
- 02 limões;
- Urucum ou coloral;
- Azeite doce;
- Sal a gosto.
Modo de Preparo
- Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o molho de um limão. Conserve assim por pelo menos uma hora.
- Separe a cabeça do peixe para o pirão.
- Utilizando uma panela de barro grande, coloque: 2 colheres de óleo, uma de azeite doce, cebola verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho), tomates (que podem ser picados em rodelas) e colorau.
- Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal.
- Cozinhe em fogo brando e quando abrir a fervura, coloque poucas gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário, o peixe endurece.
- Tampe, espere cozinhar por 10 minutos e experimente o sal.
- Para o pirão o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Guarapari? Inscreva-se no Canal Guarapari Virtual no YouTube e siga-nos no Instagram @guaraparivirtual para conteúdos incríveis. Junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp e, é claro, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook em facebook.com/guaraparivirtual. Fique conectado com tudo o que faz de Guarapari um lugar especial! 🌴✨